Cúrcuma: nutróloga revela 17 benefícios do Açafrão da Terra

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Também chamado de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou turmérico, a cúrcuma é uma raiz com propriedades medicinais. Sendo assim, ela pode ser usada em pó no preparo de carnes ou legumes, especialmente na Índia e países do oriente.

Benefícios da cúrcuma

Além disso, ela tem folhas longas e brilhantes, que chegam a atingir 60 centímetros. A cúrcuma tem longas raízes e coloração laranja. Dessa forma, suas principais propriedades são a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

“Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto”, afirma a médica nutróloga, Dra. Marianna Magri, especialista em emagrecimento.

Ou seja, trata-se de uma planta cheia de nutrientes: como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras. Ou seja, é um superalimento.

A Dra. Marianna Magri destaca os principais benefícios da cúrcuma para o corpo:

  1. Melhora a digestão;
  2. Ajuda na perda de peso;
  3. Combate resfriados e gripes;
  4. Evita crises de asma;
  5. Desintoxica e trata problemas de fígado;
  6. Regula a flora intestinal;
  7. Regula o colesterol;
  8. Combate o câncer;
  9. Alivia torções;
  10. Favorece a saúde oral;
  11. Estimular o sistema imune;
  12. É termogênica;
  13. Tem ação antidepressiva;
  14. Alivia inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
  15. Melhora a resposta anti-inflamatória do organismo;
  16. Reduz os sintomas da TPM;
  17. Aumenta a libido.

Formas de consumo

A nutróloga explica que a parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, especialmente para temperar comidas.

A Dra. Marianna ensina três formas de consumir:

Infusão de cúrcuma: coloque 1 colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, depois de amornar, beba até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.

Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia. No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o problema a tratar.

Gel de cúrcuma: misture uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e, em seguida, aplique sobre as inflamações da pele, como a psoríase.

Vitamina de cúrcuma

A nutróloga também dá uma dica de vitamina para a ingestão de cúrcuma no dia a dia:

Ingredientes:

  • 250 ml (2 xícaras) de leite de coco ou leite de amêndoas ou leite de castanha de caju ou leite de aveia.
  • 1 colher de chá de açafrão ou cúrcuma (bem rasa)
  • 1 pitada de pimenta Preta (moída na hora)
  • ¼ de chá de canela em pó (somente a ponta)
  • Adoçar com stévia a gosto.

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no fogo médio para ferver.

Contraindicação

A Dra. Marianna Magri orienta que apesar de ter vários benefícios para saúde, a cúrcuma é contraindicada para pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. Na gravidez ou lactação, ela só pode ser utilizada sob orientação médica.

Todo e qualquer produto, medicamento, chás, especiarias deve ser ingerido somente após orientação de um profissional”, finaliza.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/curcuma-nutrologa-revela-17-beneficios-do-acafrao-da-terra,1ab273d5ce9fa81a699efc4fe13279120ivvg0hg.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.